Seminário de Educação SESI/SENAI será aberto na próxima quinta-feira

Diego Araújo - Campina Grande/PB em 01/04/2013


Pensando a Educação como elemento primordial para a qualidade de vida do ser humano, e percebendo a necessidade de aperfeiçoamento e adaptação às novas tecnologias como algo primordial para o profissional da área de Educação, o SESI e o SENAI da Paraíba realizam nos próximos dias 04 e 05 de abril, o Seminário de Educação, em Campina Grande.
O Seminário de Educação SESI/SENAI será aberto na próxima quinta-feira,  (04/04), às 19h, pelo Presidente da FIEP e Diretor Regional do SESI, Francisco de Assis Benevides Gadelha.
O evento acontecerá no Centro de Convenções Raimundo Ásfora, no Garden Hotel, e tem como objetivo oferecer uma formação continuada para os coordenadores pedagógicos, docentes, técnicos e gestores das Unidades do SESI e SENAI do Estado, visando a melhoria das atividades técnicas e pedagógicas desenvolvidas.
Na programação serão realizadas palestras, oficinas e apresentação de cases de sucesso. Entre as palestras que serão apresentadas estão: “Cenário Mundial e Oportunidades para uma Geração que acredita na Educação” com Armando Castelar, “A Avaliação da Aprendizagem como Promotora de Melhoria Contínua” com Esther Aquemi Bonetti e “Perspectivas e Desafios para a Educação Profissional na Contemporaneidade" com Rolando Vargas Vallejos.
Durante a programação também serão discutidas as ações do SESI e SENAI, na Educação da Paraíba, e também apresentados Cases de Sucesso como o de “Experiências Aplicadas no Contexto da Educação pelos professores do SESI- EJA” na Paraíba.
Clique Aqui e acesse a programação completa do Seminário.
Colaboração/Texto: Mariana Borges.

GEduc 2011 – Sucesso absoluto!



GEduc 2011 – Sucesso absoluto!
Nos dias 23, 24 e 25 de março de 2011, a Humus promoveu no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo/SP, o GEduc 2011 – IX Congresso Brasileiro de Gestão Educacional & I Congresso Internacional de Gestão Educacional.


Nesta primeira versão internacional, o evento superou todas as expectativas, tanto no âmbito científico, com a presença de ilustres profissionais do cenário educacional do Brasil e do mundo, como nas parcerias, contando com o patrocínio de renomadas organizações do segmento, tais como Itaú, Grupo A e Totvs, e notórias empresas expositoras.


Os destaques na programação, além da Sessão Internacional do dia 23 de março, ficaram por conta do fórum “O Cenário de Inovações na Sociedade Exige Inovações na Gestão?”, realizado no segundo dia do congresso, e da tradicional “Jornada de Marketing Educacional”, que fechou o GEduc 2011 de maneira espetacular no dia 25 de março.


Ainda no primeiro dia do Congresso, aconteceu o lançamento do livro “Os Desafios da Gestão Universitária Contemporânea”, de Gabriel Mario Rodrigues e Sonia Simões Colombo, com a presença de diversos líderes educacionais.


No decorrer dos 3 dias de evento foram divulgadas as instituições e os profissionais vencedores da quarta edição do PNGE - Prêmio Nacional de Gestão Educacional & Prêmio Gestor Educacional do Ano, promovido pela CONFENEN – Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino e pela HUMUS, e que, a partir deste ano, contou também com a promoção da ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, da ANACEU - Associação Nacional dos Centros Universitários e da ABRAFI - Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas. As instituições vencedoras foram: Universidade Positivo, Fundação Bradesco, FABAVI, Fundação Torino, Colégio Rio Branco, SENAC e Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Os gestores premiados foram: Dr. Nélio Artiles Freitas (Faculdade de Medicina de Campus) e Raffaele Peano (Fundação Torino).


Participaram do GEduc 2011 mais de 400 gestores de instituições particulares de todo o Brasil, além de 8 palestrantes internacionais, 33 palestrantes nacionais, 30 empresas patrocinadoras e expositoras, bem como, diversos jornalistas da mídia impressa e eletrônica.


Agradecemos a presença de todos os envolvidos: congressistas, conferencistas, instituições apoiadoras, patrocinadores, expositores e representantes das diversas mídias do segmento.


Contamos com vocês em 2012 para mais uma edição do GEduc!!!


Equipe HUMUS

Mostra Pedagógica 2010 surpreende a expectativa - 25/10/2010



 A Mostra Pedagógica 2010, realizada no último final de semana, mais uma vez superou a expectativa de todos e levantou, de maneira bastante criativa, a discussão de temas sociais e ambientais essenciais para a sociedade atual.

A abertura aconteceu sexta-feira, 22/10, com apresentações artístico-culturais, sob o comando do professor de música, Márcio Telles, das professoras de dança Rosilene Gorgõnio e Raíssa Celine, e das professoras Alrileda Lopes, Doraci Maria e Eliane Carvalho, que coordenaram a apresentação teatral “A Missão de Alice”.

No sábado 24/10, o público presente teve a oportunidade de interagir e socializar diante dos 17 projetos interdisciplinares apresentados. Dentre os projetos, uma novidade, neste ano a Mostra contou com a “Rádio Fera”, apresentada por alunos do 3ª série do Ensino Médio. Durante todo o dia, além de músicas, a rádio trouxe informações importantes para o público presente.

Para Paulo Loureiro, diretor do CAD, o evento foi um sucesso, resultado do empenho dos alunos e professores. “Estamos realmente muito felizes, pois vimos uma Mostra Pedagógica que encantou e trouxe importantes discussões pra toda comunidade escolar e visitantes do evento”, afirmou.

Os projetos apresentados pelo Ensino Médio na Mostra pedagógica foram: “A Evolução Social Integrada ao Desenvolvimento Tecnológico Científico”, “Por Trás do Glamour”, “Os Orgânicos”, “Nação Viva”, “Vinícius de Moraes e sua Eterna Paixão pela Mulher”, “Bullying”, “Quem Canta Seus Males Espanta”, “Um Olhar Visionário: O Mundo Em 2010. Gaia x Medeia”, “Não Nego Minhas Raízes: Nordeste a Outra Face da Moeda” e “A Evolução Social Integrada ao Desenvolvimento Tecnológico Científico”.

Já o Ensino Fundamental II apresentou os seguintes trabalhos: “The Beatles Rock Band”, “A Invenção do Calendário”, “Revivendo Cândido Portinari”, “Presépio Mambembe: Teatro e Cultura Popular em Cena”, “Seja Consciente Faça Sua Parte”, “Marcas do que sou – Pegadas Ecológicas” e “A Arte nas Paredes: A Linguagem do Grafite”.


Parabéns aos docentes e discentes pelo empenho, esforço e dedicação!
Vocês são responsáveis pelo sucesso do evento!

Mostra Pedagógica 2010

CAD realiza a Mostra Pedagógica 2010 - 20/10/2010
O maior evento do CAD, a Mostra Pedagógica, acontecerá nos próximos dias 22 e 23/10. A Mostra envolve todas as áreas do conhecimento e conta com a participação dos alunos e professores do Ensino Fundamental II e Médio.

Na sexta (23) será realizada a abertura do evento, que contará com apresentações de teatro, dança e do coral infanto-juvenil Severino Lopez Loureiro. E no sábado (24), das 8h às 11h e das 14h às 17h, serão realizadas as exposições de um total de 17 projetos.

A coordenadora do Ensino Fundamental II, Germana Diniz, informou que o tema deste ano adotado pelo Ensino Fundamental II será: “Educar para Viver: Cruzando Fronteiras” e para o Ensino Médio: “Educar para Construir: Conquistando Espaços”.

Segundo Germana os temas foram escolhidos no início do ano, durante a Jornada Pedagógica, e que desde o primeiro semestre os professores e alunos realizam pesquisas e desenvolvem seus projetos.

Para o diretor da escola, o professor Paulo Loureiro, o nível dos projetos apresentados na Mostra Pedagógica evoluiu muito nos últimos anos e que esse ano tem percebido uma mobilização ainda maior dos alunos e professores. “Os verdadeiros espetáculos que temos assistido nos últimos anos tem gerado uma expectativa nos próprios alunos que procuram fazer mais e melhor”, afirmou Paulo.